sexta-feira, 14 de maio de 2010


Arteriosclerose

Nomes alternativos:

Arteriosclerose; endurecimento das artérias.

Definição:

Doença na qual há deposição de material gorduroso na parede das artérias, resultando em estreitamento e eventual diminuição do fluxo sangüíneo.

Causas, incidência e fatores de risco:

A aterosclerose é uma doença comum das artérias. Gordura, colesterol e outras substâncias acumulam nas paredes das artérias. Grandes acúmulos são chamados de ateromas ou placas. Eventualmente, o acúmulo de gordura pode erodir a parede da artéria, diminuir sua elasticidade e alterar o fluxo sangüíneo. Pode haver formação de coágulos ao redor da placa, alterando ainda mais o fluxo sangüíneo. A redução severa do fluxo sangüíneo no músculo cardíaco provoca sintomas como dor torácica.

Os fatores de risco são:
tabagismo, diabetes, obesidade, colesterol alto no sangue, dietas ricas em gorduras e história pessoal ou familiar de doença cardíaca. Doença cerebrovascular, doença vascular periférica, hipertensão e doenças renais envolvendo diálise, podem estar também associadas com aterosclerose.

Plano de Cuidados:

Orientar em relação a doença e o auto cuidado.Orientar quanto a

deambulação.Avaliar quanto a dor, mesmo quando a perna estiver em repouso.Observar a

extremidade quanto à coloração, sensibilidade e temperatura. Comparar bilateralmente quanto

a diferenças. de medicamentos contra dor, a fim de obter um nível de conforto que leve a

deambulação.Orientar o paciente quanto a importância do regime terapêutico. Observar sinais

de infecção.Proporcionar e estimular uma dieta bem equilibrada.

Um comentário:

  1. É MUITO IMPORTANTE ESSA ABORDAGEM FEITA NESSE BLOG..PQ OS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES CAUSAM MUITAS MORTES SE NÃO DIAGNOSTICADOS E PREVENIDOS..OS PROBLEMAS DO CORAÇÃO MUITAS VEZES SÃO ASSINTOMATICOS,OU SEJA,NÃO APRESENTAM SINTOMAS EPOR ISSO DEVE SER INCENTIVADA A PREVENÇÃO E QUE AS PESSOAS FAÇAM EXERCÍCIOS FÍSICOS E CUIDEM DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA ..

    ResponderExcluir