sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estenose Mitral

• Nomes alternativos:

Obstrução da válvula mitral

•Definição:

É um distúrbio caracterizado pelo estreitamento ou obstrução da válvula mitral que impede a válvula de se abrir apropriadamente.

•Causas, incidência e fatores de risco:

A estenose mitral é um distúrbio da válvula cardíaca que afeta aproximadamente 2 em 10.000 pessoas. Os sintomas habitualmente se desenvolvem entre os 20 e 50 anos de idade. A estenose mitral ocorre mais comumente em pessoas que tiveram febre reumática, mas pode ser causada por qualquer distúrbio que provoque um estreitamento da válvula mitral. A estenose mitral congênita isolada é rara. Ela ocorre mais comumente com anormalidades cardíacas complexas.

O estreitamento da válvula mitral obstrui o fluxo sangüíneo do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Isso pode reduzir a quantidade de sangue que se dirige para o resto do corpo. O átrio aumenta, à medida que a pressão em seu interior aumenta, e o sangue pode refluir para os pulmões. Essas alterações resultam em edema pulmonar (líquido no tecido pulmonar).

Os fatores de risco incluem uma história de febre reumática, derrame cerebral ou outros distúrbios. Os sintomas podem iniciar-se com um episódio de fibrilação atrial ou podem ser desencadeados por uma gestação ou outro estresse a que o corpo é submetido, como uma infecção respiratória, endocardite e outros distúrbios cardíacos.

Estenose Aortica

•Nomes alternativos:

Estenose da válvula aórtica

•Definição:

Estreitamento ou obstrução da válvula aórtica cardíaca, que passa a não abrir adequadamente, obstruindo o fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.

•Causas, incidência e fatores de risco:

A estenose aórtica é causada por vários distúrbios. Uma delas é a febre reumática. Outras causas incluem a calcificação da válvula e anomalias congênitas. Pode haver antecedentes de doenças valvares, doença da artéria coronária ou sopro cardíaco.

A estenose aórtica afeta aproximadamente 5 em cada 10.000 pessoas. É mais comum em pessoas do sexo masculino. Os sintomas geralmente não se manifestam antes da meia-idade.

•Tratamento de enfermagem:

- Objetivo diminuir a carga cardíaca e melhorar desconforto.

- Manter repouso relativo ou absoluto conforme estado geral do paciente.

- Repouso em posição semi- elevado.

- Administrar O2 na fase aguda.

- Controlar sinais vitais, constantemente.

- Observar aparecimento de cianose e notificar enfermeira e médico.

- Dieta pobre em sódio.

- Proporcionar sono tranqüilo.

- Orientar o paciente para alimentar-se com calma e lentamente.

- Pesar diariamente.

- Fazer controle hídrico diariamente.

- Administra medicação prescrita, observar complicações ao administrar digitálicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário